A IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.

Suas origens mais remotas encontram-se nas reformas protestantes suíça e escocesa, no século 16, lideradas por personagens como Ulrico Zuínglio, João Calvino e João Knox. O nome “igreja presbiteriana” vem da maneira como a igreja é administrada, ou seja, através de “presbíteros” eleitos democraticamente pelas comunidades locais. Essas comunidades são governadas por um “conselho” de presbíteros e estes oficiais também integram os concílios superiores da igreja, que são os presbitérios, os sínodos e o Supremo Concílio. Os presbíteros são de dois tipos: regentes (que governam) e docentes (que ensinam); estes últimos são os pastores. Atualmente, a Igreja Presbiteriana do Brasil tem aproximadamente 3.840 igrejas locais, 228 presbitérios, 55 sínodos, 2.660 pastores, 370.500 membros comungantes e 133.000 membros não-comungantes (menores), estando presente em todos os estados da federação.

Igreja Presbiteriana Central de Uberlândia

A Igreja Presbiteriana Central de Uberlândia é uma igreja bíblica, contemporânea, reformada e parceira na evangelização do mundo.  Criada em 25 de maio de 1926, quando o trabalho presbiteriano chegou à nossa cidade por meio do Rev. Jeorge Hurst, que veio de Araguari. O pastor deu início às atividades, designando como responsável do campo o evangelista Antônio José de Assunpção. Porém, 20 anos depois, em 1946, precisamente no dia 07 de setembro, organizou-se a primeira igreja presbiteriana na cidade. Muitos homens de Deus já tiveram o privilégio de pastorearem esta importante igreja. Alguns deixaram marcas e pegadas que merecem ser seguidas.

Glória a Deus pelos 73 anos da Igreja Presbiteriana Central de Uberlândia e pelo importante papel que desempenha na propagação do evangelho em nossa cidade e no mundo, por meio dos missionários e projetos que apóia.